terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

“Passando a Barra à Limpo”


Barra do Choça é um município comprometido com o resgate das tradições e da sua cultura. Busca-se construir uma identidade do povo barrachocense num processo que valorize seu pertencimento étnico, sua cultura, seu jeito de ver, seu jeito de ser, seu jeito de estar e de interagir com o mundo - enfim a sua identidade e consequentemente a sua condição de sujeito. Como bom município multicultural que é, com uma comunicação visual que traz as múltiplas visões de mundo, do povo que forma a identidade cultural, ela pode ser um poço de ensinamentos; onde a aprendizagem acontece o tempo todo. Uma escrita correta tem influência decisiva na formação das crianças e de adultos, uma vez que elas se colocam no lugar dos educandos e, daí se aprende e até se ensina valores.
Com o objetivo de pesquisar aspectos, sociais, econômicos e culturais dos autores da comunicação visual de Barra do Choça, reconhecendo essa comunicação como produção coletiva de uma sociedade, os professores Aldinei Cândido (Sociologia) e Celiane Novaes (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) desenvolveram o projeto “Passando a Barra à limpo” com as turmas do 2º ano turno vespertino. Abrangendo conteúdos como Instituições e processos sociais e redação, gramática e Literatura brasileira: Realismo e modernismo, várias tarefas foram desenvolvidas como: discussão e sensibilização do tema, pesquisa de Campo com coleta de fotos, imagens e informações acerca do material apresentado, grupos para leitura e análise, estudo sobre produção textual, confecção e exposição de novas placas por meio de oficinas, além de atividades internas (debates, atividades escritas sobre os textos analisados).
Este trabalho contribuiu para um melhor conhecimento dos aspectos sociais, ambientais e culturais dos autores da comunicação visual de nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário